Benefícios da Argila




Benefícios da Argila

Nas aplicações externas, a argila realiza uma intensa drenagem, atraindo para si as substâncias prejudicais ao organismo através das suas propriedades absorventes, plásticas e térmicas. As compressas de argila verde têm propriedades cicatriz antes, remineralizantes, absorventes, purificantes e regeneradoras. Aliviam as dores musculares e articulares, queimaduras e irritações da pele. São ainda úteis no combate à celulite. A argila, quando aplicada em forma de compressa ou cataplasma no abdómen, refresca e descongestiona o sistema gastrointestinal, regularizando a temperatura interna do corpo. São recomendadas nos casos de inflamação interna, inflamação do aparelho digestivo, intoxicação por alimentos, febre alta, dores reumáticas, edemas pós-traumáticos, artralgias, entorses, lumbago, feridas, fracturas, contusões e picadas de insectos. Está contra-indicada em doenças inflamatórias agudas como a gota. Para aplicação, dispor uma pasta de argila sobre um tecido natural e repartir com uma espátula não metálica. Colocar a cataplasma em contacto directo com a pele excepto se esta estiver irritada. Nesse caso deve ser intercalada uma gaze entre a argila e a pele.

Banhos

O banho de argila melhora as perturbações devidas a má circulação periférica e permite o relaxamento em caso de insónia ou durante períodos de fadiga muscular. Juntar à água do banho uma a duas colheres de café de argila, previamente dissolvidas num copo de água.



Máscaras de beleza

As argilas têm grande aplicação em máscaras de beleza dado o conjunto de todas as suas propriedades, entre as quais, anti-inflamatórias e cicatriz antes, anti-sépticas e remineralizantes, purificantes e tonificantes, suavizantes e nutritivas, absorventes e regeneradoras, reequilibrantes e oxigenantes, descongestionantes e revitalizantes. As máscaras faciais de argila revitalizam e purificam a pele, através da micro-exfoliação, do estímulo da circulação sanguínea local e da eliminação de toxinas existentes nas estruturas da pele. A máscara de argila verde é purificante, remineralizante e anti-séptica e é o cuidado ideal para as peles mistas, oleosas e acneicas porque absorve o excesso de sebo e limpa em profundidade. A argila branca reequilibra as secreções seborreicas. A argila rosa confere luminosidade à tez e uma sensação relaxante. Em qualquer dos casos, aplicar uma pasta de argila em camada espessa sobre a face evitando o contorno dos olhos e dos lábios e deixar repousar sem deixar secar. Enxàguar com água morna e aplicar no fim um creme hidratante.

Alguns cuidados

  • Prepare a argila num recipiente de barro ou madeira, evitando o uso de objectos de metal, para não alterar a sua estrutura física.
  • Nunca se deve aplicar a mesma porção de argila mais do que uma vez.
  • Não se deve interromper bruscamente os tratamentos iniciados.
  • É normal, no início dos tratamentos, parecer ocorrer um agravamento dos sintomas. Tal deve-se à libertação das toxinas do organismo.




Comentários